terça-feira, 24 de maio de 2011

Blogueiro americano fala sobre segurança/violência do Rio (em inglês)

Navegando ao acaso pela internet hoje, descobri o blog Rio Radar, do blogueiro americano Andrew Fishman, que tem a interessante proposta de traduzir, para o inglês, notícias sobre segurança pública fluminense publicadas na grande imprensa e em blogs brasileiros.

E ao navegar pelo blog, tive a agradável surpresa de descobrir que este blog, o Rio .40, é uma das fontes do Rio Radar. O site estrangeiro, inclusive, já reproduziu um dos meus posts, sobre a visão cor-de-rosa de Sergio Cabral em relação a sua política de segurança supostamente bem-sucedida (ver o texto original aqui).

No texto em questão, escrito durante uma das dezenas de viagens internacionais que o governador fluminense faz durante o ano, mostrei que, enquanto Cabral tentava fazer marketing sobre seu Rio "pacificado" em uma palestra na cidade de Washington D.C. (nos EUA), várias ações violentas vitimavam cidadãos cariocas.

Coincidentemente, inclusive, enquanto Cabral dava sua palestra, um menino de cinco anos morria, vítima de bala perdida numa das centenas de operações policiais que ocorrem no Rio.

Mas voltando ao blog, quero dizer que acho a iniciativa de Andrew Fishman muito bem vinda. É mais um espaço que vem se somar à chamada "blogosfera policial" (como ficaram popularmente conhecidos os blogs de segurança no país).

É também importante porque proporciona ao internauta que não fala português acompanhar o cotidiano da segurança pública no Rio de Janeiro.

Aparentemente, como a maioria dos estrangeiros, Andrew parece ter interesse especial na política de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Mas só o fato do blogueiro americano acompanhar e abrir espaço para o Rio .40 (um blog que tem uma visão crítica em relação às UPP), já mostra que ele está disposto a mostrar as diversas posições e ideias em relação a isso.

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o mundo ficará cada vez mais interessado nos desdobramentos das políticas de segurança pública e nos casos de violência do Rio de Janeiro.

Acredito que Andrew está abrindo as portas para que outros blogueiros estrangeiros façam a mesma coisa, em inglês, francês, espanhol etc. Parabéns ao Rio Radar. Passarei a acompanhar o trabalho de agora em diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário