quarta-feira, 23 de março de 2011

Atentado contra Ricardo Gama: O verdadeiro risco de mexicanização do Rio

Quero me solidarizar com o colega Ricardo Gama, jornalista que, em seu blog www.ricardo-gama.blogspot.com, não se cansa de denunciar falcatruas e incoerências na política do Rio de Janeiro, em especial nos governos de Sergio Cabral e Eduardo Paes.

Não vou me estender muito. Queria apenas dizer o quão absurda é a tentativa de homicídio cometida contra ele, em plena luz do dia, no bairro de Copacabana. A princípio a polícia trabalha com a hipótese de tentativa de execução do jornalista.

Sempre disse que o Rio de Janeiro estava numa situação melhor que países como México, Colômbia ou Rússia, onde jornalistas não podem exercer sua constitucional liberdade de expressão sob o risco de ter sua vida ameaçada. Imaginava que o Rio estava relativamente livre disso.

Diante do ocorrido com Ricardo Gama, devo começar a repensar sobre a suposta segurança que jornalistas ainda podiam gozar no Rio de Janeiro. Estamos mesmo próximos de nos tornar um novo México, um narcoestado altamente corrupto e perigoso para a imprensa e a população.

Também sempre repeti que, no dia em que o Rio de Janeiro, começasse a se parecer com um narcoestado corrupto, teríamos que nos preocupar de verdade. Acredito que está na hora de nos preocuparmos de verdade. Sim, o Rio pode piorar.

Um atentado como esse demonstra que não estamos nos tornando um estado mais seguro, por mais que toda a máquina de propaganda do governo do estado gaste milhões de reais para comprar a imprensa e convencer a população carioca do contrário.

Lamento muito o ocorrido, que me lembra os tempos obscuros de terror de Pablo Escobar na Medellín das décadas de 80 e 90. Ricardo Gama, bola para frente. Não se intimide. Nem você, nem qualquer outro cidadão fluminense. Vamos continuar buscando trabalhar em prol de uma sociedade melhor para os nossos filhos...

2 comentários:

  1. NOVO BLOG - PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
    PARTICIPE, ESTAMOS SÓ COMEÇANDO!
    "Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral".


    http://naotoquemnosblogueiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa... Estou dentro desse movimento. Nao quero que meus filhos vivam num pais onde as pessoas tem medo de expressar sua opinião

    ResponderExcluir