terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Comunidades do Estácio e de Santa Teresa serão as próximas a serem pacificadas

As favelas das regiões do Estácio e de Santa Teresa serão as próximas a serem pacificadas na cidade do Rio de Janeiro, afirmou hoje (25) o governador do estado, Sérgio Cabral. Neste momento, duas áreas do Rio de Janeiro estão passando pelo processo de pacificação: o Complexo do Engenho Novo e os Complexos da Penha e do Alemão, todos na zona norte do Rio.

O processo de pacificação das favelas dominadas por grupos armados ilegais começa com uma ocupação militar, comandada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. Depois de algumas semanas de varreduras em busca de armas, drogas e criminosos, a comunidade então recebe uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Além das duas áreas que estão passando pelo processo de pacificação (Engenho Novo e Complexos da Penha e do Alemão), já há 13 áreas do Rio de Janeiro com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), a maioria na zona sul e região da Tijuca, áreas mais nobres e menos violentas da cidade.

Segundo Cabral, para atender às três novas áreas que receberão UPP neste ano, serão formados 5 mil novos policiais militares até o final deste ano.

As UPPs ocupam apenas 40 das cerca de mil favelas que existem na cidade do Rio de Janeiro e que são controladas por milícias ou por traficantes de drogas, segundo apontou pesquisa recente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mesmo com a ocupação das três novas áreas (Alemão/Penha, Engenho Novo e Estácio/Santa Teresa), ainda existirão mais de 900 favelas sob controle de criminosos armados na cidade.

*Reportagem publicada na Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário