quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ao tentar mostrar que Rio de Janeiro está pacificado, Lula convida cidadãos a visitar Complexos do Alemão e Manguinhos

O problema é que as duas favelas citadas por Lula não são ocupadas por Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Pelo contrário, figuram entre os principais redutos de bandidos do Rio de Janeiro

Causou constrangimento, uma declaração do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, hoje (7) em uma cerimônia em Angra dos Reis, ao tentar elogiar o “governo” de Sérgio Cabral, seu aliado político.

Ao tentar mostrar que Sérgio Cabral conseguiu “pacificar” o Rio de Janeiro, Lula diz que o estado não aparece mais nas páginas de polícia dos jornais e que agora, graças a Cabral, é possível visitar favelas como o Complexo do Alemão e Manguinhos, na zona norte da cidade, e Pavão-Pavãozinho, na zona sul.

Lula queria dizer que as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) trouxeram paz ao Rio de Janeiro. Mas seu tiro acabou saindo pela culatra. Das três favelas citadas por Lula, apenas o Pavão tem UPP. Alemão e Manguinhos não estão controladas pela polícia pacificadora.

Pelo contrário, Alemão e Manguinhos são dois dos principais redutos de quadrilhas armadas do Rio de Janeiro. O Complexo do Alemão é considerado o quartel-general de uma quadrilha que domina centenas de favelas no estado do Rio.

Já Manguinhos é o grande responsável pela alcunha “Faixa de Gaza”, dada à região que inclui a própria favela, à vizinha Jacarezinho e às vias que passam em seu entorno (Linha Amarela, Leopoldo Bulhões, Dom Hélder Câmara, Avenida dos Democráticos, Viaduto de Benfica).

Presidente, sabe o que vai acontecer ao cidadão que resolver seguir sua dica e visitar as favelas do Alemão e de Manguinhos? É certo que esse cidadão será abordado por bandidos fortemente armados que escarnecem da política de segurança medíocre de Cabral e esse mesmo cidadão terá que explicar sua presença naquele espaço.

O cidadão terá sorte se for liberado sem sofrer, pelo menos, o trauma psicológico de ser abordado por bandidos de fuzis e metralhadoras.

Presidente Lula, pelo visto, parece que o senhor, mesmo sendo um político profissional e um governante capaz, caiu no conto do vigário da propaganda político-eleitoral das UPP de Sérgio Cabral.

Presidente Lula, me parece que a propaganda de Cabral foi tão eficaz que te fez crer que as UPP mudaram a realidade do estado do Rio de Janeiro.

Sinto te informar, presidente. Mas o senhor foi ludibriado com essa propaganda, assim como o foram 5 milhões de fluminenses que reelegeram nosso nobre governador.

As UPP não são tão boas quanto a propaganda do governo do estado do Rio de Janeiro as fazem parecer. Elas são uma política extremamente restritas. Elas atendem a menos de 2,5% da população fluminense e a apenas cerca de 2% das comunidades carentes do estado.

E essas tais UPP só atendem às áreas mais nobres do estado, justamente as regiões menos violentas e onde mora a parte mais rica da população fluminense. Logo o senhor, que defende tanto a igualdade entre pobres e ricos, deveria atentar para esse detalhe.

E os 97,5% restantes da população? E as outras 1.500 favelas do estado que continuam controladas por bandidos armados no Rio de Janeiro? E as ruas? As vias expressas? Bem, essas continuam sendo tão violentas quanto eram há um, dois, três, dez, 20 anos atrás.

Os arrastões, as guerras de quadrilhas, as balas perdidas, os ataques a policiais, a corrupção da polícia mostram isso.

Então, atenção, presidente: antes de acreditar na propaganda do governo de Sérgio Cabral, procure se informar. E evite convidar a população para entrar em áreas que ainda continuam e, ao que tudo indica, continuarão por muitos anos, controladas por bandidos armados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário